Nestes tempos pós-modernos, temos vivido a relativização de alguns conceitos. A identidade do que é ser mulher, tem sido alvo de muitas controvérsias. A partir dos movimentos feministas dos anos 60, quando o lugar da mulher passou a ser questionado, aconteceram alguns ganhos que permanecem até hoje.
Não podemos negar, no entanto, que esta luta por mudanças também trouxe prejuízos. Foi um “grito de protesto”, fruto de anos de injustiças. Pensou-se muito na valorização da mulher, mas pouco se avaliou quanto as consequências destas mudanças, para a sociedade e principalmente para o ambiente familiar.
Hoje nos deparamos com movimentos feministas mais preocupados com ideologias sociais e políticas, do que propriamente com a saúde integral e bem-estar da mulher. Fala-se muito sobre o “empoderamento feminino”, algo que poderia ser uma ferramenta de descobertas e habilidades pessoais, mas tornou-se motivo de disputas entre os sexos. Traz como argumentos a autonomia e autossuficiência da mulher, distanciando os cônjuges de uma interdependência no relacionamento e afastando-os cada vez mais, para seus mundos individualizados.
Há sim um feminismo, ou seja, o que é ser mulher, sua identidade e função na criação. O Criador, desde o Gênesis, já declarou esta verdade. É sobre esse FEMINISMO BÍBLICO que quero compartilhar. Relatar algumas percepções que tive ao fazer uma pesquisa nos originais da Bíblia.
Ao entrar na fase adulta, eu fiquei em crise sobre essa questão da mulher. Estava inconformada com o que ouvia nas pregações e lia nos livros, geralmente de autores homens e estrangeiros. Fui ler escritoras, sobre o assunto e a frustração foi maior: eram mais machistas que os homens! Resolvi fazer, uma pesquisa nos originais bíblicos e ver o que Deus falava sobre a mulher. Pesquisei nos dicionários em hebraico e comentários bíblicos e pude ver o quanto a cultura nos distanciou dos propósitos divinos para a mulher.
A questão da palavra Adam
Minha primeira descoberta foi que Adão, não era necessariamente o nome do marido da Eva. No hebraico, ADAM, quer dizer “humano”, que se refere a humanidade. Algumas versões atuais da Bíblia já traduzem como “humanidade”. Veja as diferentes versões:
-
Gn 5: 1-2 “No dia que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou; e os abençoou, e chamou pelo nome Adão, no dia que foram criados”. (ARC Versão Atualizada, Revista e Corrigida)
-
Gn 5.1-2 “Deus criou a raça humana à sua imagem e semelhança, com natureza semelhante a dele. Criou-os homem e mulher, quando foram criados, Deus os abençoou e os chamou de “humanidade” (Bíblia Mensagem, de Eugene Peterson).