A mulher virtuosa citada em Pv 31, por vezes é mal interpretada até pelas mulheres. Encaram-na como a mulher perfeita, ideal, que nunca conseguirão ser. O que o texto ensina são as possibilidades da mulher na visão de Deus.
Pv 31:10 – “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede o de finas jóias”.
Magali tem sido convidada com bastante freqüência para falar em Congressos de Mulheres. Alguns chegam a ter cinco mil participantes! Aliás, elas são muito mais animadas e decididas para realizar estes eventos do que os maridos, para fazerem Congressos de Homens. Num destes eventos, lá fui eu como o “maridão”, para acompanhá-la, mesmo destoando da massa feminina.
Confesso que não imaginava encontrar tantas mulheres e também, fiquei meio encabulado, junto aos poucos maridos presentes. Mas mesmo nesta situação estranha, Deus falou ao meu coração e me ensinou várias coisas!
Magali usou o texto de Provérbios 31.10-31, conhecido como o da “mulher virtuosa”, que vou tentar explicar aqui agora. Ela falou das “Possibilidades da mulher na visão de Deus”. A mulher virtuosa, muitas vezes é mal interpretada, até mesmo pelas mulheres. Encaram-na como a mulher perfeita, ideal, que nunca conseguirão ser. O que o texto ensina é que existe uma outra visão: a mulher tem muitas possibilidades de atuar no Reino de Deus, que vão além de ser esposa e mãe.
QUEM É ESTA MULHER VIRTUOSA? O v.1 nos dá um pano de fundo: o Rei Lemuel (que escreve a passagem), está se lembrando dos conselhos de sua mãe, quando ele ainda era príncipe. Eram conselhos de como ser um bom Rei, mas também de como encontrar a mulher com quem iria se casar. Ela fala de “mulheres que destroem reis” (v.2) em contraste com a “mulher virtuosa” (v.10).
A palavra VIRTUOSA vem de um termo usado para definir os homens de guerra no Antigo Testamento. Significa: forte, capaz, vigoroso, heróico, poderoso, eficiente e notável. Eram os “soldados especiais”. A mãe do Rei está dizendo que esta mulher tem a atitude de uma “guerreira notável”. Revela o poder que há no íntimo de cada mulher.
Quanto ao CARÁTER, o texto mostra que a mulher virtuosa tem qualidades como: lealdade (v.11); ela é firme e resolvida em suas ações (v.17); sua responsabilidade não tem hora (v.18b); tem dignidade e uma visão otimista diante do futuro (v.25); ela é útil (v.12); ela é solidária (v.20).
Em relação ao TRABALHO, ela é empreendedora (v.16); administradora e negociante (v.15); desenvolve trabalhos manuais (v.13 e 19); sua família orgulha-se dela (v. 28 e 29).
Para ser esta mulher virtuosa, é preciso reconhecer as PRINCIPAIS REGRAS DO JOGO: ela faz tudo com SABEDORIA (v.26) e TEMOR AO SENHOR (v.30). Na prática essa sabedoria quer dizer que: ela não deixa de cuidar de si (v.17 e 22); mesmo realizada com seu trabalho, não negligencia a família (v.27); ela faz muitas coisas, mas respeita o marido e ele não perde sua autoridade (v.23).
As atividades citadas na passagem, mostram as oportunidades que a mulher possuía, no contexto da sua época. Hoje, a mulher alcançou muitos outros espaços. Há uma diversidade de possibilidades. Mas lembre-se das regras do jogo. Estas regras transcendem ao tempo.
Magali terminou com um desafio: “O que está faltando, para você ser um pouco mais parecida com a mulher virtuosa (ou seja, corajosa, guerreira, batalhadora)? Aos olhos de Deus, você é ‘poderosa, maravilhosa’, acredite que com o Senhor, você pode!”.
Vi dezenas de mulheres chorando, outras motivadas para iniciativas ousadas, outras resolvidas a acertar relacionamentos… Como marido, mais uma vez agradeci a Deus: estou casado há mais de 33 anos com uma mulher virtuosa!!!
Você gostaria de nos levar à sua Igreja?
Informações: Envie um e-mail para smleoto@uol.com.br, ou ligue para nós!
Fones: (11) 3288-2964 e 99957-0451