You are currently viewing Projeto de Parceria Missionária

Projeto de Parceria Missionária

Era comum 20 anos atrás, termos formações familiares do tipo: Pai + Mãe + filhos. Hoje, no entanto, devido a muitas situações, causadas por desentendimentos não acertados, violência doméstica, desempregos, divórcios, separações, etc, encontramos uma diversidade de combinações:

Mesmo que várias destas formações, estejam fora do plano inicial de Deus para as famílias, elas são a realidade de muitas pessoas, a quem queremos falar sobre o Evangelho de Cristo!

Internamente, percebemos que muitas famílias sofrem (ás vezes por falta de informação), têm comportamentos que se tornam danosos, com o passar do tempo:

Casais podem ter discussões difíceis, de vez em quando. Mas, quando as divergências surgem a toda hora, acumulando tensão e raiva, está na hora de procurar ajuda! Uma pessoa mais experiente, um(a) conselheiro(a) ou até um(a) psicólogo(a), pode evitar um problema maior.

Pais em crise, muitas vezes têm filhos que os observam e sofrem com eles. Os desajustes começam em casa, mas transparecem principalmente na escola, com vizinhos e com os amigos. Agrava-se com o “choque de gerações”, com revoltas, distúrbios e provocações.

A falta de critério no uso de celular, pode piorar ainda mais a situação, envolvendo más amizades online, aproximação com drogas, vícios, pornografia etc. A ausência paterna (ou materna), num momento tão básico da formação dos filhos, pode reproduzir uma geração cada vez mais problemática.

Pais ausentes, tentam justificar sua “falta” comprando presentes, viagens, brinquedos, tornando-os “viciados” em ter tudo o que pedem. Filhos que se tornam despreparados, para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo.

Esta “nova realidade” das famílias, muitas vezes nos entristece…! Mas ela não pode nos paralisar – tem que nos motivar a trabalhar (enquanto ainda há tempo)! Sem dúvida, Jesus em sua época, escandalizou a muitos judeus, andando com pessoas “pouco recomendáveis” (pobres, cobradores de impostos, doentes, prostitutas, endemoniados, etc.). Mas eram elas quem mais precisavam de ajuda!

Nossa função, como discípulos e representantes de Cristo (Embaixadores do Reino de Deus), é estender as mãos aos que sofrem (mesmo quando estes não admitem que têm algum problema ou dor).

Entretanto, estamos convivendo com uma “enxurrada” de crises conjugais, que não passam rapidamente, as pessoas são resistentes a procurar ajuda e invariavelmente, as crises terminam em divórcios e separações definitivas. Os adultos sofrem, mas quando envolvem filhos… eles sofrem mais ainda!

As igrejas são um pequeno retrato da sociedade. A diferença é que dentro delas, existem pessoas que estão sendo transformadas, dia a dia, pela convivência com o Deus da Bíblia. No entanto, membros das comunidades e familiares, refletem boa parte dos problemas de uma sociedade adoecida.

Casais cristãos, também têm suas crises, filhos com problemas, famílias que lutam para se tornar saudáveis. Sofrem, muitas vezes, com lideranças que dão muito pouca orientação e instrução bíblica, sobre problemas corriqueiros.

Algumas vezes, não há uma Teologia Bíblica sólida e saudável, para enfrentar assuntos como: Aborto, Homossexualidade, Adultério, Papéis na família, Valores familiares, Transtornos mentais, Qualidade de vida, Vícios, dependências etc.

Várias igrejas já se despertaram, para a necessidade de um Ministério, Departamento ou algum tipo de estrutura, que cuide da área da Família (ex.: Ministério de Família). Mas, em relação ao tamanho das necessidades, as “igrejas estruturadas” são muito poucas, em relação a todo o país…!

Como o Ministério Fortalecendo a Família pode ajudar?

0 nosso tempo de atuação na área de familia está intimamente ligado com os anos que temos de vida conjugal. Desde 1982, quando nos casamos, iniciamos viagens pelo Brasil dando palestras e aconselhando casais, pais e filhos, além de preparar noivos para o casamento.

Ampliamos as atividades em 1990, com a implantação de cursos e eventos, como os Encontros da Família (onde falamos em salas diferentes a Casais e Juventude). Em seguida houve a necessidade de Capacitar e Desenvolver Liderança, com foco na familia. Mais esta área foi incluída. Surge então, a ideia de estruturarmos o nosso trabalho que leva o nome de FORTALECENDO A FAMILIA.

Outras áreas de atuação que temos, são: a Editorial (com 17 publicações) e a dos Cursos em Vídeos (com 9 vídeos). Os temas são para: casais, juventude e liderança. Através deste material podemos contribuir com o nosso conhecimento, em questões sobre relacionamento familiar e influenciar, como formadores de opinião.

Ao longo de mais 30 anos, viajamos incansavelmente por todo o Brasil e nos EUA, junto às famílias de imigrantes brasileiros e hispânicos. Atingimos milhares de pessoas, através dos leitores dos nossos livros, artigos em nosso site ou de terceiros, redes sociais, revistas e jornais.

Alcançamos também, aqueles que nos ouvem em palestras, realizadas nos eventos para casais, famílias, juventude, congressos, escolas, programas de Rádios, TVs e em mídias como o Youtube. Orientamos pessoas também, por meio de aconselhamentos, mentorias e atendimentos psicológicos.

Somos conscientes de que não existem famílias perfeitas. Mas, alicerçadas em Cristo, elas se tornarão cada dia mais saudáveis! Temos como objetivo maior fortalecer as famílias, com os princípios do Evangelho, visando uma Sociedade mais equilibrada e justa. Até aqui, vivemos, lutamos e perseveramos, a fim de deixar um legado positivo, para as futuras gerações.

SERGIO LEOTO e natural da capital paulista. Nasceu em 28/12/54. Escritor e palestrante. Suas áreas são o ensino, liderança e aconselhamento. Desde 1972, trabalhou em entidades

como Aliança Bíblica Universitária, Vencedores Por Cristo, igreja Batista do Morumbi e SEPAL. E músico, teólogo e conselheiro familiar.

Bacharel em Arquitetura (Univ. de Guarulhos) e Teologia, onde também se especializou em Aconselhamento Familiar, na Fac. Teol. Batista de SP, SP. Fez Pós-Graduação em Aconselhamento na Abordagem Sistêmica, na Fac. Teol. Sul Americana (FTSA) em Londrina-PR; Curso de Extensão em Terapia de Casais, no Centro de Formação Terapêutica da Família (CEFATEF), em SP-SP.

MAGALI LEOTO e natural de Birigui, interior paulista. Nasceu em 21/07/59. Escritora e palestrante. Suas áreas são: aconselhamento, psicoterapia clínica e coaching. Trabalhou em entidades como Vencedores Por Cristo e SEPAL – Servindo aos Pastores e Líderes.

Bacharel em Educação Artística (Fac. Santa Marcelina, SP), Música Sacra (Fac. Teol. Bat. SP), Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez Curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico, na Fac. Teol. Sul Americana (FTSA), em Londrina-PR e Curso de Terapia Especialista em Mulher, no Instituto Motiva/MG. Formada em Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Sergio e Magali Leoto, são casados desde 1982, tem uma filha chamada Jessica, casada com Daniel.

VISÃO – 0 que queremos ser

Sermos reconhecidos como agentes de transformação das famílias em todas as suas dimensões – físico, intelectual, emocional, social espiritual – para sermos uma sociedade mais justa hoje e alicerce para as futuras gerações.

MISSÃO – 0 que devemos fazer

Contribuir com ações preventivas, curativas e socioeducativas para o fortalecimento das famílias e promover mudanças na realidade social.

NOSSO FOCO

A familia forte é a base para uma sociedade forte e o alicerce para uma futura geração forte!

PUBLICO-ALVO

Famílias em todos os segmentos da sociedade, priorizando os mais carentes e menos assistidos, com distinção dos seus elementos: os cônjuges – como indivíduos, casais; seus filhos e demais familiares, bem como os grupos distintos: adultos solteiros, noivos, idosos, juventude, adolescentes, ninho vazio, etc. Atingindo a familia em seus aspectos internos e sua relação com a comunidade.

VALORES

FE

Temos fé em um Deus soberano, que criou todas as coisas e inaugurou o seu Reino de Justiça. Deseja que Sua vontade seja feita aqui e agora, resgatando o “homem todo e todos os homens”. Esse homem foi dotado de potencial, portanto é fundamental acreditar e ter esperança na transformação de sua realidade, fazendo o que e possível e crendo no impossível.

JUSTlÇA

Cremos que todos devem ter acesso e oportunidade de obter o básico para constituir uma estrutura familiar segura e saudável.

ÉTICA

Sermos responsáveis pelas ações, além de transparência e honestidade no cumprimento das leis, na conduta dos acordos e diálogo com nossos parceiros e sociedade.

QUALIDADE DE VIDA

Acreditamos ser possível que uma familia possa ser mais saudável e feliz, se for assistida, tiver acesso e oportunidade de diminuir os fatores que prejudicam o seu bem-estar.

CONTEXTUALIZAÇÂO

Através do conhecimento da realidade do público-alvo, utilizar ferramentas, linguagem e ações pertinentes a sua cultura, educação e contexto em que vive, sem impor, mas interagindo com ele.

Somos também missionários da SEPAL (Servindo aos Pastores e Líderes), entidade que atua em todo o Brasil desde 1963, ajudando a treinar líderes de todas as denominações evangélicas. 0 bom conceito desta entidade, é uma referência para nosso trabalho.

A Sepal faz parte da Aliança Global OC (One Challenge), que reúne todos os centros de mobilização missionária ao redor do mundo, com a mesma visão, missão e valores. OC Internacional e uma missão interdenominacional (na sua estrutura) e Inter eclesiástica (no seu ministério). Sua sede é em Colorado Springs, CO, EUA.

A Sepal conta com mais de 100 missionários, espalhados pelo Brasil e em vários outros países! A entidade se tornou um “guarda-chuva”, que abriga vários ministérios importantes coma: Envisionar, Martureo, Jovens da Verdade, FLAM, Vocare, Fortalecendo a Família e muitos outros.

A estrutura da Sepal está à disposição de seus missionários e parceiros, cooperando para a realização de muitos projetos.

Visitamos em toda a nossa história, mais de 300 cidades, em 25 estados e o DF. Além das capitais, trabalhamos nas principais cidades destes estados. Entretanto, vamos aonde a necessidade estiver, sem escolher “tamanho” de cidade ou de igreja. Havendo possibilidade na agenda, estaremos lá!

Últimos 5 anos (2019 a 2023):

Visitamos 10 estados brasileiros e o DF. Além do Brasil, fizemos palestras em mais 2 países: EUA e Canadá (igrejas de imigrantes brasileiros). Trabalhamos em 54 igrejas de 39 denominações evangélicas. Ao vivo, nos assistiram mais de 20 mil pessoas. Realizamos mais de 3.500 atendimentos e aconselhamentos, a pessoas e suas famílias. Fizemos 40 Lives informativas. Tivemos 7 entrevistas em rádios, TVs e Web. Nas mídias sociais, publicamos 1.683 posts, obtendo mais de 84 mil “likes”.

1.       0 aumento das parcerias missionarias é fundamental, para agilizar a realização dos nossos Projetos.

a) Um destes Projetos é a ampliação da divulgação do site “aconselhamentoonline”. Durante um curto espaço de tempo, tivemos um parceiro missionário que investia na divulgação do site – e a resposta era muito positiva – tínhamos vários contatos diariamente, que resultavam em aconselhamentos, mentorias e até terapias.

Pessoas de regiões distantes do nosso país, mas também de brasileiros, imigrantes em países como: Portugal, Inglaterra, EUA, Austrália etc. Muitos dos aconselhamentos, eram dramas de pessoas que pensavam até em suicídio. Felizmente pudemos ajudar várias delas.

MAS, o doador teve a necessidade de interromper a parceria. Foi muito clara a diferença na procura – o número de acessos, diminuiu bastante! Precisamos de novos parceiros financeiros, para atender esta grande demanda!

b) Outra área necessária: o Instituto Magnólias (Psi. Magali Leoto). Uma parte importantíssima do trabalho com Famílias, e o “Cuidado da Mulher” – entender suas lutas e realidades, é a essência do Instituto Magnólias.

É um projeto de tratamento terapêutico, exclusivo para mulheres, com assuntos e dinâmicas próprias. São grupos de 10 mulheres, que convivem num final de semana, possibilitando a orientação, recuperação e uma nova postura, diante dos desafios de suas vidas.

Estar em locais apropriados, geram custos que nem todas podem cobrir. Aí entram os “parceiros ministeriais”, que podem doar recursos, permitindo a inscrição de pessoas que momentaneamente passam por crises.

c) Atender a necessidade de lgrejas Pequenas e Carentes. Elas existem em cidades grandes e pequenas, nos grandes centros ou em regiões longínquas. Têm as mesmas necessidades que lgrejas medias ou grandes!

Várias delas se comunicam conosco, dizendo que precisam dos estudos sobre: “Como Superar Crises no Casamento”, ou “Educação Equilibrada dos Filhos” – e muitos outros temas. Só que elas não têm acesso a especialistas, pela dificuldade em pagar as despesas do trajeto.

Novamente, aí entram os “parceiros ministeriais”, que com suas doações, podem nos levar até estas igrejas! Você pode nos ajudar a atendê-las?

d) Publicação de 2 livros inéditos e de 6 revistas, a serem transformadas em Ebooks: a Psi. Magali lançará um tema para Mulheres e o Casal Leoto, fará um novo tema, voltado para a Família. Quanto aos Ebooks, os temas serão voltados para Adultos e Juventude, como: Adoração, Santificação e a Discussões sobre Aborto, Drogas, Esoterismo, Violência etc.

Fazer uma publicação, exige muito estudo, tempo e dinheiro investido, até termos um produto que se possa apresentar às Editoras.

Mais uma vez, nossos parceiros ministeriais, com suas ofertas, nos possibilitam usar este tempo, estudando, comprando literatura sobre os temas a serem escritos, consultando especialistas etc.

e) Produção de mais 2 Cursos Online. As perguntas nas mídias sociais, têm sido as motivadoras de novos estudos, bem como gerado novos Cursos por nós oferecidos.

Foi assim que geramos os temas oferecidos: “Ansiedade – sim ela pode ser vencida”; “Como aconselhar Casais em crise?”; “Educando filhos com equilíbrio” etc.

Os custos, para a preparação dos temas e a gravação dos Cursos, são possíveis devido as ofertas dos nossos parceiros ministeriais.

2.       0 aumento das parcerias missionarias é fundamental, para o nosso SUSTENTO familiar.

Somos missionários autônomos. Não temos um salário, como um trabalhador normal. Nosso sustento vem do ministério que realizamos, através de nossas palestras, a produção de nosso material didático, mas principalmente através das ofertas de igrejas, pessoas e entidades, que reconhecem o nosso esforço em mais de 30 anos de bons serviços prestados, ao meio evangélico.

Muitos são os momentos em que as ofertas não chegam, as vendas não acontecem, mas as despesas continuam a existir (por mais que as diminuamos). Vida de missionário é sempre de “cobertor curto”! Não recebemos salário de nenhuma igreja – nós mesmos levantamos nossas entradas, através das ofertas voluntárias.

Missionários itinerantes como nós, fazem parte da História da Igreja Cristã. Sem eles, muitos países ainda estariam sem o Evangelho. Citando apenas um exemplo: Hudson Taylor, que evangelizou o interior da China.

Em muitos momentos, Hudson sozinho e isolado, carecia do sustento e de remédios para os que atendia. Ele apenas orava e escrevia sobre suas necessidades – muitas vezes, recebeu doações de outros homens de Deus, como: George Miller, Spurgeon, Scofield e Moody.

Nós também carecemos de ofertas regulares, que nos permitam ir onde a necessidade está. Por isso precisamos da sua ajuda!

Implantação total do Instituto Fortalecendo a Família.

Convidamos você a conhecer detalhes deste Projeto, visitando nosso site: https://www.aconselhamentoonline.eom.br/instituto-fortalecendo-a-familia/. Colocaremos a seguir, apenas alguns itens que constam do Projeto:

OBJETIVO GERAL

Alcançar as famílias em todos os segmentos da sociedade, em todas as dimensões da vida, com ações que visam fortalecer seus relacionamentos e transformar a realidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover ações para habilitar os cônjuges inicialmente como indivíduos, no relacionamento como casal, com seus filhos e demais familiares;
  • Desenvolver atividades para fortalecer o relacionamento familiar em situações de perdas como doenças, morte, divórcio, dificuldade econômicas, educação, etc. Ou enfrentar novas realidades como novo casamento, com novos pais, irmãos, enteados, entre outros;
  • Promover ações para prevenção, intervenção e inclusão nas faixas etárias e grupos que compõe as famílias atendidas nos polos, agremiações, igrejas, escolas, ou entidades afins que sejam parceiras ou tenham assessoria do Instituto;
  • Atuar com as famílias em situações de risco, promovendo ações que possam diminuir sua vulnerabilidade social;
  • Dar oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento profissional aos elementos do grupo familiar para inserção no Mercado de Trabalho e geração de renda;
  • Promover maior acesso a educação e cultura para uma maior reflexão sobre sua realidade social e alcance de melhores níveis de qualidade de vida e valores ligados à familia e cidadania;
  • Providenciar meios para suprir as necessidades básicas das famílias carentes como: emprego, moradia, alimentação, saúde, cidadania, educação entre outras;
  • Orientar e reorientar os indivíduos das famílias em sua vocação profissional, sua vida e seu empreendedorismo;
  • Promover programas de radiodifusão, televisão e através de outras mídias e meios de comunicação;
  • Produzir e gravar em qualquer tipo de mídia, bem como efetuar sua posterior distribuição e comercialização visando aplicar nas suas finalidades;
  • Prover e promover cursos, seminários e palestras;
  • Promover eventos culturais;
  • Produzir e publicar livros, jornais, revistas, apostilas, e outras publicações nas diversas mídias de comunicação;
  • incentivar e apoiar as agremiações esportivas, sociais, educativas, cívicas, filantrópicas, e recreativas, desde que suas organizações não firam os princípios morais pelas quais a sociedade prima e se propõe preservar.
(a continuação dos detalhes deste Projeto, está no site acima indicado)

1) ORANDO – sem oração, não conseguimos fazer o trabalho de “Reconciliação” de pessoas e suas famílias com Deus!

2) DIVULGANDO – use as redes sociais para indicar nosso trabalho para pessoas e igrejas.

3) REALIZANDO – converse com os líderes de sua igreja e entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 99957-0451.

4) CONTRIBUINDO – Será que Deus está tocando em seu coração? Una-se nós! Você pode fazer isso de 2 maneiras: através do site da SEPAL ou diretamente aos missionários, através do PIX (veja abaixo). Informe seu WhatsApp (ou email) e nós lhe enviaremos relatórios trimestrais, além de inclui-lo em um grupo exclusivo de intercessão.

  • Através do site da SEPAL – (https://sistema.sepal.tech/doeagora/81)
    • Já na página do site, você poderá escolher a regularidade que deseja fazer sua oferta, mas também o valor de sua contribuição. Existe a opção de depósito através de boleto ou cartão de crédito.
  • Através do PIX dos missionários – (sergioleoto@hotmail.com)
    • Esta e uma forma rápida e segura, que vem com o nome do contribuinte no extrato, bem como o registro da agência bancaria utilizada.
  • Relatórios Missionários a cada 3 meses;
  • Aconselhamentos Online para a igreja – gratuitos;
  • Prioridade na realização de eventos com o Casal Leoto (Encontro de Casais, da Família, de Mulheres ou de Líderes);
  • Prioridade na Consultoria e Treinamento de Liderança para a Igreja;
  • Descontos em Cursos Preparatórios para Noivos;
  • Descontos em Mentorias individuais e de casais;
  • Descontos em Psicoterapias, com a Psi. Magali Leoto;
  • Descontos nas inscrições em Eventos ou Curses realizados pelo Casal Leoto (presenciais ou Online);
  • Descontos nas Vivências para Casais, aos finais de semana;
  • Descontos nos eventos do Instituto Magnólias.
  1. Encaminhamento deste material à Liderança da Igreja, para sua avaliação;
  2. Seja qual for a decisão, sobre a possibilidade da Parceria Missionaria (sim ou não), entrem em contato conosco, pelo WhatsApp (11) 99957-0451.
  3. Continuem orando por nós e pelo trabalho que realizamos. Seremos muito gratos!

Deixe um comentário