You are currently viewing Um Amor Saudável e Maduro: Pode Conviver com Pressão e Manipulação?

Um Amor Saudável e Maduro: Pode Conviver com Pressão e Manipulação?

Inicialmente, precisamos identificar se este relacionamento está baseado num amor de verdade ou numa louca paixão. Paixão é egoísta, há manipulação, ou seja, um exige que o outro seja a pessoa que ele tem idealizada na sua cabeça. Ao não agir dentro de suas expectativas, há brigas e conflitos, com grande frequência.

Amor de verdade, não faz essa pressão, onde alguém “tem que” fazer alguma coisa, por imposição ou medo de perder o parceiro. Existe parceria, reciprocidade, empatia, tolerância, flexibilidade, enfim, aspectos de uma boa convivência.

Um amor saudável e maduro, também convive com os conflitos e desentendimentos. Mas prevalecerá o diálogo, respeito pelo outro, os acordos (que podem ser velados ou explícitos) e há uma fidelidade em cumprir o que é combinado.

Vemos algumas vezes, que os casais se amam muito, mas não têm habilidades para se relacionar de maneira adequada. Possuem o amor, mas se comportam de maneira infantilizada. Vivemos uma crise de falta de limites na sociedade, que torna as pessoas muito individualistas e egoístas. Estes aspectos têm afetado os casais e as famílias.

Alguns cônjuges não querem repetir a rigidez exagerada de seus pais, o que é uma boa intenção. Mas não possuem uma estrutura ou conhecimento, para melhorar a vida nesta nova fase. As mulheres ficaram mais empoderadas e muitos maridos, sentem-se perdidos e ameaçados em sua masculinidade, sem saber lidar com esse novo modelo familiar.

Como resultado, encontramos casais que abusam emocionalmente dos seus cônjuges. Ao não saberem lidar com as suas crises pessoais, projetam suas frustrações e mal-estar – o seu lixo emocional, na pessoa que tanto amam. Precisam, muitas vezes, de ajuda profissional para se equilibrarem.

Podemos aprender muito, ao analisarmos a definição dada por Paulo em 1Corintios 13:4-8:

Estamos à sua disposição: www.aconselhamentoonline.com.br.

—————————————–

Autor: Sergio Leoto – pastor, escritor e palestrante

@sergioleoto – WhatsApp (11) 99957-0451.

Deixe um comentário